domingo, 18 de setembro de 2011

BUDA EDEN

A minha nota de hoje tem a ver com a necessidade de partilhar com todos aqueles que por uma razão ou outra, se dão ao trabalho de me lerem e que sinceramente agradeço:

Hoje dediquei o meu sábado a visitar a região Oeste deste nosso País e em especial o chamado Buda Eden, instalado num espaço natural de uma beleza quase indiscritível, na minha opinião, perto de Bombarral.

Conheço de há muito o Museu Berardo no CCB em Lisboa, no qual posso satisfazer o meu olhar com toda a arte que ali é exposta, sobretudo pintura.
Hoje pela primeira vez tive oportunidade de conhecer o Buda Eden, projecto que Berardo está a concluir na área que referi. São toneladas de granito, mármore e outros materiais, traduzidos em Budas e outras figuras do mítico Oriente, instalados ao ar livre, numa paisagem deslumbrante. Digno de ser visto, apreciado e que de algum modo transmite paz de espírito e até uma sensação de estarmos num outro mundo, muito diferente daquele que habitualmente nos rodeia!

A nota especial que quero registar tem a ver com este homem de seu nome Berardo! É estranho, até para mim, dizer algo sobre ele, mas não resisto:
Berardo é um dos poucos homens em Portugal que em termos financeiros, julgo eu, mais ricos. Poderia sem que ninguém disso fizesse reparo, gastar o seu dinheiro, sei lá, em iates, ferraris e outras mordomias que só estas pessoas têm poder para adquirir. No entanto, Berardo, contrariamente ao que outros do seu nível fazem, gastou muito do seu dinheiro e lutou para que o Museu com o seu nome ficasse em Lisboa, quando quase esteve para ficar noutro País, concretizou e está a concluir o Buda Eden, um dos projectos de arte que mais me impressionou.

Deixo aqui este registo pelo exemplo deste homem, pela obra que deixa para as pessoas de hoje e para as gerações futuras.

Obrigado Sr. Berardo

Sem comentários:

Enviar um comentário