sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ONDE ESTÁ A JUSTIÇA

Vou esta noite escrever neste meu espaço, uma pequena nota, melhor, fazer um pequeno exercício para tentar perceber onde está o critério e sobretudo a justiça da medida (entre muitas outras) do Governo de Portugal, que retira aos portugueses este ano de 2012 e se calhar nos que se seguem, os subsídios de férias e de Natal!
Façamos então este pequeno exercício:
Um cidadão em Portugal que tenha de reforma Euros 606,00, receberá este ano, Euros 592,00.
Um outro cidadão que tenha uma reforma de Euros 713,00, receberá também este ano, Euros 464,40.
Ainda um outro cidadão que receba acima de Euros 1.100,00, receberá este ano de 2012, Euros 00,00.
Olhemos para este exercício com absoluta isenção de ordem política e façamos as pergunta - Onde está o critério? Onde está, no mínimo a igualdade de oportunidades para todos os portugueses? Onde está, em suma, a justiça desta medida?
Se foi imposta pela chamada troika, o que não acredito, deveria ser contrariada. Se saíu da cabeça brilhante do Dr. Passos Coelho, do Ministro das Finanças ou dos conselheiros de um ou do outro, deveriam minimamente ter vergonha desta medida, por que não há critério explicável nisto, não há preocupação social, não há justiça de espécie nenhuma!
Eu compreenderia a medida se tivesse sido estabelecido um teto de Euros, 500,00, 1.000,00 ou 1.500,00. Seria neste contexto, de entender e aceitar. Mas isto é, só tenho uma palavra, VERGONHA.
Mais uma vez é a chamada classe média, a ser altamente penalizada. 
É o Governo que temos, vamos ver por quanto tempo mais... 

1 comentário:

  1. O TC entretanto decretou a igualdade entre cidadãos no que se refere aos subsídios e vejamos o que aconteceu. Os Func Públicos ficaram a arder e os benef da SS ainda tiveram a hipótese de optar por sei lá o quê. Uma mixórdia que deixou o TC a fazer figura de verbo de encher.Fosse isto acontecer na Islândia, na Noruega, na Dinamarca....

    ResponderEliminar